Sobre

Birding tours é uma expressão em Inglês que significa “Viagens (ou passeios) para observação de aves”. O nome e o slogan foram escolhidos cuidadosamente para resumir em poucas palavras o propósito maior do projeto, de forma que seja compreendido tanto por Brasileiros quanto pelos estrangeiros que nos visitam. Acreditamos que as viagens para observação de aves, quando enriquecidas por tradições locais (culinária, história, religião e cultura popular), se transformam em experiências únicas e inesquecíveis.

Minas Birding Tours não é uma empresa… É uma iniciativa que visa congregar pessoas, empresas e instituições que promovem o turismo de observação de aves em Minas Gerais, viabilizando oportunidades para intercâmbio de experiências e informações. O site tem como finalidade divulgar iniciativas e servir como um portal com informações para interessados em desenvolver a modalidade, bem como para os observadores que visitam o estado – é sabido que esse público busca detalhes sobre locais e espécies de aves que podem ser encontradas, e nem sempre as encontram de maneira estruturada e com facilidade.

Teve início em 2013, quando o observador de aves Ricardo Mendes passou a procurar parcerias para o fomento dessa modalidade de ecoturismo na região central de Minas. Sabendo da variedade de espécies de aves que podem ser encontradas na região, das facilidades de acesso, da estrutura para recepção de turistas em Belo Horizonte e seu entorno, incluindo a Serra do Cipó como destino de turismo de aventura e a região do Circuito Villas e Fazendas de Minas como destino de turismo rural, o birder se perguntou: “Por que não temos turismo de observação de aves por aqui?”. Partindo das várias respostas que podem ser encontradas para essa pergunta, surgem as propostas que norteiam as atividades e parcerias do projeto Minas Birding Tours.