Informações – passeios para observação em Santana

Como são os passeios? 

Para cada passeio são formados grupos de 2 a 6 pessoas, que caminharão cerca de 4 km por trilhas previamente selecionadas, à procura de aves nativas da região, preferencialmente durante a manhã. As aves são mais ativas durante as primeiras horas do dia e os passeios têm duração aproximada de 3 horas. As caminhadas são realizadas em ritmo agradável, permitindo aos participantes contemplação da natureza exuberante de Santana dos Montes. Um guia especializado em observação de aves instruirá e conduzirá os grupos, identificando as espécies em seus habitats naturais, mostrando-as e fornecendo informações sobre as mesmas aos participantes.

O que levar?

É recomendável a utilização de calçados fechados, adequados para caminhadas offroad. O uso de calçados abertos, como sandálias, não é permitido. O uso de protetor solar e repelente também é recomendável. Não se esqueça de sua câmera para registrar cada detalhe do passeio e dos binóculos, que facilitam muito a observação de aves. Caso não tenha binóculos, eles poderão ser alugados a preço convidativo antes do passeio, junto ao guia responsável pelo grupo. Água, lanches leves e frutas também devem estar entre os itens levados a campo. As roupas devem ser confortáveis para caminhada e de preferência em cores que não chamem muito atenção em meio à mata: verde, cinza, marrom e cáqui são boas opções.

Como fazer a inscrição?

Ao realizar sua reserva de hospedagem em um dos estabelecimentos parceiros (Fazenda Fonte Limpa HotelPousada Solar dos Montes, Fazenda Santa Marina ou Hotel Fazenda da Chácara) solicite a inclusão do passeio para observação de aves. A inscrição pode ser paga junto com a hospedagem, seguindo as mesmas condições de reserva/parcelamento, ou diretamente para o guia, antes do passeio. Caso não esteja hospedado nos estabelecimentos parceiros e/ou queira se inscrever no dia do passeio é recomendável que chegue ao ponto de encontro com pelo menos 30 minutos de antecedência em relação ao horário previsto para encontro do grupo. Nesse caso, o pagamento deverá ser realizado no local, em dinheiro. Pedimos a quem não estiver hospedado nos estabelecimentos parceiros que nos avise sobre a intenção de participar dos passeios, através do formulário de contato disponível no site. Consulte-nos sobre o valor da inscrição, pois o mesmo pode variar de acordo com a programação das atividades.

Quem pode participar?

Interessados em manter contato íntimo com a natureza, independente de idade. As caminhadas serão realizadas em trilhas bem definidas e ritmo moderado. Exige-se, no entanto, que os participantes compreendam que é uma atividade coletiva e que todos devem colaborar para o bem-estar do grupo e dos animais, respeitando limites de ruído estipulados pelo guia e mantendo o meio-ambiente preservado.

Quantas e quais espécies poderão ser avistadas?

Dezenas! Embora a quantidade varie em cada dia, pois depende das aves serem encontradas em seus habitats naturais, geralmente há chance de avistamento de mais de 40 espécies a cada passeio. A lista completa e atualizada das aves já registradas em Santana está disponível em taxeus.com.br/listailustrada/aves-santana-dos-montes.