02 noites
Os parceiros do Minas Birding Tours te convidam a conhecer as aves de Minas Gerais! Nas matas, nas serras e nas áreas alagadas centenas de espécies podem ser observadas. Nosso povo acolhedor, tradições culinárias, históricas e religiosas são atrativos adicionais para que sua viagem ao estado seja inesquecível.
A região entre Ouro Preto e Ouro Branco é um convite a quem curte passarinhos, montanhas, belas paisagens e história do Brasil. As atividades de observação de aves são realizadas no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto, e Parque Estadual Serra do Ouro Branco, em Ouro Branco, além de locais estratégicos no entorno dos mesmos.
Algumas das espécies de aves já catalogadas na região estão ameaçadas de extinção: o beija-flor-de-gravata-verde, a choquinha-de-dorso-vermelho, a tesourinha-da-mata e o tico-tico-de-máscara-negra são alguns exemplos.
Dentre aquelas de maior abundância e com maior facilidade de avistamento, destacam-se algumas típicas de serras e outras de mata atlântica. Nas serras, rabo-mole-da-serra, canário-rasteiro, papa-moscas-de-costas-cinzas, corruíra-do-campo e caminheiro-de-barriga-acanelada são encontrados com frequência. Nas matas não é difícil encontrar os belos e coloridos tangará-dançarino, tangarazinho, rendeira, surucuá-variado, saíra-douradinha e saíra-lagarta. Mais escondido, o fruxu também é um dos atrativos desse roteiro. Com sorte há chances de avistamento do imponente arapaçu-de-garganta-branca. Nas bordas de mata habita o raro formigueiro-da-serra. A lista atualizada está disponível no endereço taxeus.com.br/lista/4366.
PACOTE PARA OBSERVAÇÃO DE AVES COM 02 NOITES – HOSPEDAGEM EM OURO BRANCO
- Pagamento em duas parcelas, sendo 50% na contratação do pacote e 50% ao final da expedição, via depósito em conta, dinheiro ou cheque;
- Recepção: primeiro dia, a partir das 18:00;
- Despedida: terceiro dia, após o almoço;
- Datas para realização: a combinar com interessados;
- A realização da expedição é condicionada ao mínimo de 03 e máximo de 04 participantes;
- Para orçamento e outras informações, entre em contato.
ITENS INCLUSOS NO PACOTE
- Hospedagem com café da manhã, em quarto duplo (para quarto individual favor solicitar orçamento);
- Jantares do primeiro e segundo dias, assim como almoço do terceiro. NÃO INCLUI BEBIDAS;
- Guia especializado em observação de aves – Ricardo Mendes. Após anos de experiência prática na parte central de Minas, hoje atua como guia especializado em birdwatching. Guia desde os municípios do Circuito Turístico Villas e Fazendas até a Serra do Cipó, Ouro Preto, Santuário do Caraça, Belo Horizonte e serras da porção sul da Cadeia do Espinhaço, região onde a Mata Atlântica e o Cerrado se encontram;
- Seguro EcoTrip para todos os participantes;
- Ticket para entrada no Parque Estadual do Itacolomi.
ITENS NÃO INCLUSOS NO PACOTE
- Almoço do segundo dia, que poderá ser no centro histórico de Ouro Preto ou outro local acordado entre os participantes;
- Bebidas;
- Veículo e despesas com deslocamento entre o local de hospedagem e os pontos de observação, cuja distância pode variar entre 30 e 50 km. Os deslocamentos serão feitos nos veículos dos participantes ou em veículo alugado, conforme opção abaixo.
OPCIONAIS
- Locação de veículo 4×4, a diesel, com ar condicionado, conduzido pelo guia. Comporta até 04 observadores.
MAIS INFORMAÇÕES
- Municípios: Ouro Preto e Ouro Branco, região central do estado
- Biomas predominantes: Mata Atlântica e Cerrado (campos rupestres e campos limpos nos Parques Estaduais do Itacolomi e da Serra do Ouro Branco)
- Lista de espécies: taxeus.com.br/lista/4366
- Como chegar? Mapas rodoviários a partir de Belo Horizonte (100 km), Rio de Janeiro (370 km) e São Paulo (590 km). Os aeroportos mais próximos são os de Confins e Juiz de Fora.
- Programação de eventos: confira!
- Destinos próximos, opcionais: Santana dos Montes, Senhora de Oliveira e Rio Espera
- Relatos relacionados: postagens em nosso blog
Pingback: A região das Cidades Históricas de Minas Gerais tem muita Mata Atlântica, mar/2016 | Heart3