Passarinhando em Tomás Gonzaga, dezembro de 2015

O birder Rodrigo Vieira há tempos comenta sobre as variadas espécies que podem ser encontradas em Tomás Gonzaga, distrito de Curvelo, município localizado na região central de Minas. Cada novo relato faz aumentar entre os amigos a vontade de conhecer a região.

No início de dezembro surgiu a oportunidade para um grupo visitar o local. Oportunidade daquelas de última hora, que se identifica em um dia e confirma no outro, que não tem como perder. O próprio Rodrigo foi o guia e, conforme “prometido”, possibilitou que os visitantes encontrassem praticamente todas as espécies desejadas. Predominam espécies do Cerrado, com ocorrência também de algumas típicas da Caatinga. Uma viagem de 2 dias, agradável e proveitosa.

A recepção foi sob forte calor, mas os bichos de lá estão acostumados e não se acanharam. As rolinhas-picuí, residentes, e as peiticas-de-chapéu-preto, migratórias, deram as boas-vindas. Em seguida, ferreirinho-relógio e balança-rabo-de-máscara. Outro ponto, outros bichos: canário-do-amazonas e coró-coró. Mais adiante, choca-do-planalto, sebinho-de-olho-de-ouro, choca-barrada-do-nordeste, rapazinho-dos-velhos, a surpresa de encontrar o bico-chato-amarelo pela primeira vez nos locais mais conhecidos pelo Rodrigo e um hibrido de pica-pau-anão-barrado com pica-pau-anão-escamado.

bico-chat-amarelo (Tolmomyias flaviventris) e ferreirinho-relógio (Todirostrum cinereum), por Ricardo Mendes

O grupo seguiu o roteiro sugerido pelo guia e em outro ponto foram encontrados bichoita, papa-formiga-vermelho e garrinchão-de-barriga-vermelha. No final do dia, hora de visitar um dos pontos onde é possível encontrar os belos papagaios-galegos. Um bando com mais de 20 indivíduos foi avistado. O céu cinza escuro sinalizava chuva, mais que bem-vinda no cerrado tão castigado pela seca. Antes da chuva cair de vez ainda foi possível avistar alguns tiês-caburé, que já se recolhiam para dormir. A chuva atrasou a corujada prevista. Os observadores ainda tentaram encontrar alguma espécie noturna, mas só conseguiram escutar uma coruja-orelhuda, ao longe.

papagaio-galego (Alipiopsitta xanthops), por Ricardo Mendes

O segundo dia começou com chuva, seguida de mais um show dos papagaios-galegos. Pica-pau-de-topete-vermelho, pipira-preta, azulão e um casal de chorão também apareceram. A expectativa por avistar o saci, que não parava de vocalizar, tomou conta do grupo. Não foi daquela vez… Ingredientes que fazem com que nenhuma passarinhada seja igual a outra.

rapazinho-dos-velhos (Nystalus maculatus), por Ricardo Mendes

A hora de se despedirem de Tomás Gonzaga se aproximava. Nos minutos finais, beija-flores deram show nos flamboyants floridos: beija-flor-de-veste-preta, beija-flor-de-garganta-verde, beija-flor-preto, dentre outros. Na última parada, um casaca-de-couro-amarelo que não se deixou fotografar e um casal de corrupião, que se apossou de um ninho de joão-de-pau à beira da estrada, deixaram o grupo com vontade de estender um pouco mais a passarinhada. Infelizmente era hora de voltar, mas a passarinhada rendeu bastante e fica a certeza que outros birders que visitarem a região terão oportunidades ímpares de avistamentos.

Grupo se despedindo após o show dos beija-flores nos flamboyants

A lista com as 118 espécies encontradas nos dois dias de passarinhada está disponível em taxeus.com.br/lista/7141. A lista completa e atualizada de Tomás Gonzaga em taxeus.com.br/lista/6516. Rodrigo Vieira é o guia parceiro do Minas Birding Tours que atua na região. Quer marcar sua passarinhada? Entre em contato!

Sobre Ricardo Mendes

Birding since 2006 - www.ricardomendes.eco.br
Esse post foi publicado em Atividades de campo, Locais para observação e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Passarinhando em Tomás Gonzaga, dezembro de 2015

  1. Tomás Gonzaga é um paraiso para observadores de aves…alem da passarinhada o lugar te leva ao passado…com uma vila muito bonita e aconchegante…com fazendas nos seus arredores e uma quantidade estupenda de aves…super recomendo..ja estive la uma vez com o guia Rodrigo Vieira e assim que for possivel retornarei.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s