Maio de 2014 e uma manhã memorável em Santana

Aos primeiros raios de luz da fria manhã de 03 de maio de 2014 os participantes do passeio para observação de aves programado para o dia certamente não sabiam quantas surpresas a natureza reservava para eles naquele dia. Guiados por Ricardo Mendes, os visitantes Fernando, Luciene e Najla, hóspedes do Solar dos Montes que queriam conhecer a observação de aves, partiram para a trilha.

O passeio começo silencioso. Poucas palavras, bastante atenção e calmaria entre as aves. Um barbudo-rajado se moveu entre galhos quando percebeu a presença do grupo. Difícil observá-lo naquelas condições. Mais adiante um tiê-preto se exibiu. Vocalizou em um galho alto e em seguida desceu até outro mais baixo. Comeu uma frutinha, vocalizou de novo e se foi. Era um macho e logo em seguida a fêmea foi atrás dele.

Pouco à frente, movimento em meio a um emaranhado de galhos: pichororé! De perto, calmo e permitindo momentos de observação que essa espécie nem sempre permite.

Mais alguns minutos se passaram sem maiores surpresas. Um canto ali, outro acolá, todos muito ao longe. Eis que os participantes notaram um bando de aves se movimentando nas copas das árvores. Era um bando misto. Esses bandos se formam quando aves de várias espécies se juntam e colaboram entre si para tornar mais eficientes suas estratégias de busca por alimento. Um revira uma folha, outro procura por frutinhas escondidas, outro descasca um tronco, espanta insetos que logo são capturados por outro e assim por diante. No meio do bando uma das mais belas espécies da região, o surucuá-variado.

surucuá-variado, tucano-de-bico-preto e duas espécies de pica pau em pouco mais de 100 metros

Bandos mistos geralmente passam rápido, e naquele dia não foi diferente. Tão logo o bando passou, mais uma surpresa, praticamente no mesmo local: um tucano-de-bico-preto. Espécie rara em Santana e região, é sempre uma alegria encontrá-lo por lá. Em seguida o silêncio voltou a prevalecer, até que o barulho de batidas em tronco puderam ser ouvidas mais à frente. Um picapauzinho-anão deu um show! Minutos ali, batendo ininterruptamente em busca de alimento.

Interessante que, enquanto o grupo observava o picapauzinho, o tamborilado de outro pica-pau pôde ser ouvido. Mais lento, mais forte. Era um pica-pau-de-banda-branca, mas não foi possível vê-lo no primeiro momento.

A caminhada prosseguiu fora da mata, em área descampada. O tamborilado mais forte foi ouvido novamente e dessa vez o grupo pode ver o pica-pau. Em um galho seco, limpo. Minutos preciosos de observação da espécie.

Observação do pica pau-de-banda-branca

O último trecho foi novamente em meio à mata. Lá um tangarazinho e uma saíra-ferrugem foram os responsáveis pelos melhores avistamentos. Quando o grupo chegou ao fim da trilha já passava das 10:30. Hora de retornar e eles optaram por voltar pela mesma trilha, com expectativa de uma última surpresa.

pica-pau-de-banda-branca (Dryocopus lineatus)

Parece que o pica-pau-de-banda-branca não estava satisfeito com exibição de minutos atrás. Um casal apareceu novamente, como que querendo se despedir do grupo e fechando com chave de ouro uma manhã de surpresas incríveis.

Ao final do passeio os sorrisos não escondiam a satisfação dos que presenciaram aqueles momentos.

24 espécies puderam ser observadas em pouco mais de 3 horas: taxeus.com.br/listasazonalidades/2563/d/03-05-2014.

Os próximos passeios serão realizados nos dias 24 e 25 de maio. Saiba mais e participe: minasbirdingtours.com.br/programacao.

Sobre Ricardo Mendes

Birding since 2006 - www.ricardomendes.eco.br
Esse post foi publicado em Atividades de campo, Locais para observação e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Maio de 2014 e uma manhã memorável em Santana

  1. Elza Oliveira disse:

    boa noite,

    Gostaria de saber sobre os proximas observações de pássaros em Santana dos Montes.

    Grata,

    Elza

    Date: Mon, 12 May 2014 03:29:22 +0000 To: zelza9@hotmail.com

    • Olá, Elza, bom dia!

      As próximas saídas para observação em Santana serão nos dias 24 e 25 de maio, depois em 07 e 08 de junho, conforme programação do Minas Birding Tours – https://minasbirdingtours.com.br/programacao. Estamos planejando o calendário do segundo semestre, mas peço que entre em contato caso tenha alguma data prevista para visitar a cidade, pois há possibilidade de fazer o passeio em datas alternativas às previstas na programação.

      Att,
      Ricardo Mendes.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s