Passeio para observação em Santana dos Montes, 22/mar/2014

A saída para observação realizada no dia 22/03 em Santana foi bem produtiva! Participaram o Luiz Alberto, de Lins/SP, hóspede do Solar dos Montes, a Ana Clara e a Neuza, que moram em Belo Horizonte e Nova Lima/MG, respectivamente, e visitam Santana sempre que podem, para fugir do stress da capital mineira. O grupo foi guiado por Ricardo Mendes. Eles caminharam pelas trilhas da Fonte Limpa.

Já no início do passeio uma surpresa: um bando misto atravessou a estrada, fazendo algazarra pelas copas das árvores. Chamaram a atenção o bico-virado-carijó (Xenops rutilans) e o arapaçu-rajado (Xiphorhynchus fuscus), que permitiram belos instantes de contemplação de comportamento. O bico-virado, além de seu bico peculiar, pendurava-se entre galhos em busca de alimento. O arapaçu revirava os troncos das árvores, também buscando alimento, para cima e para baixo. Outras espécies passavam enquanto isso, dentre elas as belas saíras-amarelas (Tangara cayana) e os tiês-pretos (Tachyphonus coronatus). Em alguns momentos era difícil escolher em qual direção olhar.

Grupo observando os bando misto que se alimentava nas copas das árvores

Grupo observando os bando misto que se alimentava nas copas das árvores

Um jacuaçu (Penelope obscura) quase passou despercebido pelo grupo. Mas, o Luiz Alberto o viu e avisou que ele estava ali ao lado, meio escondido. Ao notar que estava sendo observado o bicho se escondeu de vez, sem dar muitas chances aos demais observadores.

Poucos metros adiante um casal de pichororés (Synallaxis ruficapilla) apareceu. Sempre entre galhos, difíceis de serem observados, mas com paciência foi possível notar a sobrancelha amarela, típica espécie, além de seu canto, que denunciou que acompanharam o grupo por um bom tempo. Um casal de chocas-da-mata (Thamnophilus caerulescens) também estava lá. Discretas, permitiram boa observação ao voar, quando foi possível ver as pintas brancas na parte de baixo das penas da cauda.

Concluído o trecho inicial, onde predomina a mata mais fechada, era hora de observar em um trecho mais descampado, com lagoa e brejo próximos.

Em um trecho mais aberto, oportunidade de observar espécies campestres

Frangos-d’água (Gallinula galeata) e garibaldis (Chrysomus ruficapillus) foram os primeiros a aparecer. Em seguida vieram o curutié (Certhiaxis cinnamomeus) e a choca-de-chapéu-vermelho (Thamnophilus ruficapillus). Uma família de tuins (Forpus xanthopterygius) estava lá. Não foi possível saber se havia um ninho ou se procuravam alguma cavidade, mas eram 5 indivíduos “dominando” tronco e galhos de uma árvore seca.

tuim (Forpus xanthopterygius)

Antes do grupo deixar esse ponto um estrelinha (Sporophila lineola) cantou bem próximo. Espécie muito apreciada por gaioleiros, mas que para alegria dos observadores estava livre em Santana.

Já ao final do passeio o miudinho (Myiornis auricularis) e o saí-andorinha (Tersina viridis) foram os responsáveis pela despedida. O miudinho mais perto, o saí mais longe. O miudinho bem pequeno, como o próprio nome diz, o saí com uma plumagem azul impecável.

Ao final do passeio 35 espécies puderam ser observadas pelo grupo. A lista está disponível na Táxeus: taxeus.com.br/listasazonalidades/2563/d/22-03-2014.

Os próximos passeios serão realizados no feriadão da Semana Santa. Saiba mais e participe: minasbirdingtours.com.br/programacao.

Sobre Ricardo Mendes

Birding since 2006 - www.ricardomendes.eco.br
Esse post foi publicado em Atividades de campo, Locais para observação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Passeio para observação em Santana dos Montes, 22/mar/2014

  1. daniesser disse:

    Parece ter sido uma ótima experiência, Ricardo. Espécies muito interessantes.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s