Passeios para observação em Santana dos Montes, 25 e 26/jan/2014

No mês de janeiro de 2014 foram realizados os primeiros passeios para observação de aves em Santana dos Montes. 14 pessoas participaram, dentre observadores experientes e pessoas que tiveram o primeiro contato com a atividade.

Participantes do primeiro passeio, realizado no sábado, 25/jan/2014

Os grupos foram formados por hóspedes do Hotel Fazenda Fonte Limpa, do Solar dos Montes e por visitantes da cidade de Piranga. A diversidade de profissões (da engenharia à arte de tatuar, passando pelo jornalismo, filosofia, biologia e ciências políticas) e nacionalidades (brasileiros, um alemão e uma chilena) fizeram com que o passeios fossem agradáveis e a troca de informações ocorresse de forma espontânea e muito rica.

Os grupos percorreram duas das trilhas disponíveis na Fazenda Fonte Limpa e puderam contemplar cerca de 40 espécies da avifauna local. Os observadores Eduardo Franco, Daniel Santos e Daniel Esser percorreram outras trilhas, em passeios que eles mesmos organizaram – em dias e horários alternativos – e avistaram nada mais nada menos que 109 espécies, o que mostra a rica biodiversidade da região.

Observando em uma das trilhas…

A presença de mais observadores na cidade também fez com que a lista de espécies lá avistadas aumentasse, de 145 para 170! Confira a lista atualizada em taxeus.com.br/lista/2001.

Espécies como o caneleiro (Pachyramphus castaneus), o gritador (Sirystes sibilator), o pica-pau-rei (Campephilus robustus) e o arapaçu-rajado (Xiphorhynchus fuscus) estão entre as que mais chamaram a atenção dos observadores com experiência, mesmo com passagens rápidas pelos seus olhos sempre atentos. Dentre os novatos, a emoção de observar o tucano-toco (Ramphastos toco), os gaviões carijó (Rupornis magnirostris) e de rabo-branco (Geranoaetus albicaudatus), a alma-de-gato (Piaya cayana) e a choca-de-chapéu-vermelho (Thamnophilus ruficapillus) livres em seus habitats naturais certamente deixará um legado de liberdade e necessidade de preservação ambiental.

caneleiro (Pachyramphus castaneus)

Foi com muita alegria que os parceiros do Minas Birding Tours receberam os participantes desses primeiros passeios. Os próximos estão programados para os dias 15 e 16 de fevereiro. Participe! Orientações para inscrição disponíveis na página Programação.

Publicações relacionadas:

– Blog Histórias de observador: Santana dos Montes: você precisa conhecer esse lugar…

– Portal Fato Real: Santana dos Montes ganha nova opção de lazer

Sobre Ricardo Mendes

Birding since 2006 - www.ricardomendes.eco.br
Esse post foi publicado em Atividades de campo, Locais para observação e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Passeios para observação em Santana dos Montes, 25 e 26/jan/2014

  1. Foi um passeio muito agradáve, Ricardo, além de proporcionar belos lugares e muitas aves interessantes. Valeu.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s