Reconhecimento de locais para observação em Santana

Os dias 9, 13 e 15 de setembro foram de atividades em Santana dos Montes. Município integrante do Circuito Villas e Fazendas, está situado a 130 km de Belo Horizonte e tem em seus casarões, fazendas coloniais e belezas naturais os principais atrativos para os visitantes. Pequeno, conta com apenas 1.500 moradores urbanos, continua sendo uma pequena e hospitaleira vila de Minas, rodeada pelo mar de morros verdes que lhe dão o nome.

Nesses morros e em suas grotas ainda é possível encontrar remanescentes de Mata Atlântica preservados. E se tem matas, tem passarinhos! Nas primeiras visitas Santana já mostrou que tem muito a oferecer aos observadores de aves.

O dia 9 foi dedicado a conhecer locais propícios à observação, facilidades (ou dificuldades) de acesso, existência (ou não) de trilhas em pontos interessantes. Agradecemos ao Sr. Fausto, funcionário público municipal, pela atenção e disponibilidade em nos levar a diversos locais e apresentar os responsáveis por eles. Identificados alguns pontos e autorizações para acesso concedidas, as próximas visitas seriam para levantamento preliminar de espécies, o que aconteceu nas manhãs dos dias 13 e 15.

No dia 13 a visita foi ao Hotel Chácara, que possui uma ótima trilha – na verdade parece uma estrada desativada – relativamente larga e limpa. Ela atravessa uma mata em regeneração, onde é possível encontrar espécies como a choquinha-lisa (Dysithamnus mentalis), a rendeira (Manacus manacus) e o estalador (Corythopis delalandi). Ao final, já próximo a um curso d’água, uma porção de mata mais preservada permite a observação de espécies que formam os “desejados” bandos mistos, formandos por aves que quando se juntam fazem a alegria dos observadores. Tiê-de-topete (Lanio melanops), tiê-preto (Tachyphonus coronatus), limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum) e outras espécies fazem parte desses bandos. A trilha tem cerca de 2km e pode ser percorrida sem maiores dificuldades por qualquer pessoa.

20130913-hotelchacara-philydor

limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum)

No dia 15 a visita foi à APP (Área de Preservação Permanente) localizada na chegada de Santana. Belas matas, muita água e muitas aves. As trilhas nesse ponto são mais estreitas, mais irregulares e as árvores mais altas. Se o acesso é mais difícil, as aves que lá podem ser encontradas compensam o esforço: chorozinho-de-asa-vermelha (Herpsilochmus rufimarginatus), juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus), trovoada (Drymophila ferruginea) e o tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus) são exemplos de espécies incomuns na região, mas que podem ser encontradas nessas trilhas. Espécies típicas das matas da região também ocorrem lá, como o barranqueiro-de-olho-branco (Automolus leucophthalmus) e o surucuá-variado (Trogon surrucura aurantius).

20130915-fontelimpa-trogon

surucuá-variado (Trogon surrucura aurantius)

A lista atualizada das espécies já encontradas no município está disponível na Táxeus, no endereço www.taxeus.com.br/lista/2001.

Além de reconhecer áreas propícias à observação de aves, o Minas Birding Tours tem por objetivo formar parcerias com empresas locais para oferecer aos visitantes facilidades que tornem a viagem à região o mais cômoda e prazerosa possível. Nesse contexto, firmamos parceria com a Pousada Solar dos Montes, que oferece a seus hóspedes muito conforto e gastronomia tradicional, de ótima qualidade.

Em um final de semana, de sexta a domingo, é possível realizar atividades de observação de aves, descansar nos aposentos e área de lazer do Solar e desfrutar das delícias da tradicional culinária mineira. Nos meses de frio os queijos e vinhos também são uma ótima pedida!

Gostou da ideia? Venha pra Minas!

Sobre Ricardo Mendes

Birding since 2006 - www.ricardomendes.eco.br
Esse post foi publicado em Atividades de campo, Locais para observação e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s