Mapeamento de trilhas no entorno do Moinho Velho

No dia 11/09/2013 foi realizada a primeira visita para reconhecimento de trilhas e locais para observação no entorno do Restaurante Moinho Velho – www.moinhovelho.net.br, localizado entre Conselheiro Lafaiete e Itaverava. A primeira impressão não poderia ter sido melhor, e os motivos serão apresentados a seguir.

A caminhada começou com uma subida um pouco pesada, o que não é raro aqui na região, muito montanhosa. Apesar de andarmos por dentro de uma mata em bom estágio de regeneração, tudo estava muito silencioso. Vimos um bando de guigós, mas nada de passarinhos. Quando chegamos ao alto da trilha a situação começou a mudar. Alguns cantos chamaram a atenção, dentre eles o de um tangarazinho, um teque-teque e alguns tangarás. Bom sinal, as espécies típicas das matas da região estavam lá!

20130911-moinhovelho-ilicura

tangarazinho (Ilicura militaris)

Dali a pouco um gavião pousou no topo de uma árvore e começou a vocalizar. Era um belo gavião-de-cauda-curta. Contemplamos sua beleza e comportamento por algum tempo e seguimos adiante. Ainda tínhamos muito o que caminhar…

20130911-moinhovelho-buteo

gavião-de-cauda-curta (Buteo brachyurus)

Continuamos por dentro da mata e mais passarinhos vocalizavam: tiê-de-topete, vite-vite-de-olho-cinza, tiê-preto, saíras e sanhaçus. Em seguida, deixamos o interior da mata, andamos um pouco pela borda, por uma área de pastagem e chegamos então a uma região mais baixa, onde há brejos e algumas pequenas lagoas. Lá pudemos ver e ouvir espécies típicas desse ambiente: o pia-cobra e a sanã-parda estavam entre elas.

Seguimos por uma trilha entre duas matas, morro acima. Nos topos dos morros, matas mais preservadas nos aguardavam.

20130911-moinhovelho-mata

Há opções de trilhas e até estradas de terra dentro de algumas delas. Ambientes muito agradáveis para observação de aves…

20130911-moinhovelho-trilha1Após caminharmos um pouco nos deparamos com um bacurau, disfarçado entre as folhas secas no chão. Ele percebeu nossa presença antes que percebêssemos a sua, e se afastou voando baixo mata a dentro.

Saindo da mata era hora de retornarmos ao ponto de partida e encerrarmos a caminhada. Ainda passamos por mais uma área de plantação, onde um quati passou à nossa frente. A mata estava ao lado e de lá era possível ouvir o melodioso canto do pula-pula-assobiador. Uma saíra-ferrugem também apareceu, espécie de belas e variadas cores.

20130911-moinhovelho-trilha2Ao final da manhã havíamos andado cerca de 9 km, em uma caminhada tão agradável que nem parecia termos andado tanto. As altitudes variam de 900 a 1.090 m. No trecho que percorremos há várias opções para trajetos menores, a serem percorridos devagar, como acontece nas saídas para observação de aves. Alguns dos pontos mais interessantes podem também ser acessados de carro, o que permite que os visitantes estejam lá nas primeiras horas da manhã.

20130911-moinhovelho-trilhas

O objetivo principal era o de conhecer a região e não fotografar ou elaborar lista de espécies, mas ainda assim cerca de 60 delas foram contabilizadas nessa primeira visita. A lista está disponível na Táxeus: www.taxeus.com.br/listasazonalidades/2011/d/11-09-2013.

E quando retornamos ao restaurante um apetitoso almoço já estava preparado no fogão à lenha, conforme mandam as Tradições Mineiras.

A combinação de ambientes diversificados, trilhas acessíveis e alimentação de qualidade fazem do Restaurante Moinho Velho e seu entorno um dos melhores locais para observação de aves em Conselheiro Lafaiete.

Sobre Ricardo Mendes

Birding since 2006 - www.ricardomendes.eco.br
Esse post foi publicado em Locais para observação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe seu comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s